Estive a ler um texto que não tinha fontes, mas o seu autor dizia que para ele a solução para um país melhor e tentar combater a criminalidade, era voltar a ter um regime nacionalista, ou por outras palavras uma ditadura estilo PNR.
Ele dizia que para ele era a solução ideal, depois deu o exemplo, que morava nas Caldas da Rainha, e que fazia dois anos que ele não saía de casa, pois agora já não pode andar nas ruas até às tantas como antigamente. Divertir-se com os amigos, era mentira porque havia uma grande probabilidade de serem assaltados em plena madruga.
Eu acho isto anedótico. Ele diz, nacionalismo é solução, mas o desgraçado esquece-se que com nacionalismo, automaticamente fica sem noite, vai ter de andar em filinha indiana estilo ovelhinhas a ir para o curral. Nacionalismo não é solução, é estupidez. Se querem segurança não apelem ao sistema político, apelem ao consciente dos homens e das mulheres, se alguém ainda o tiver. Tem alguém aí?

Agosto 31st, 2008 at 9:10 pm #mjmc
Não que seja a favor no nacionalismo, que não sou, mas ser a favor do nacionalismo não é o mesmo que ditadura…
“O nacionalismo é uma doença infantil: é o sarampo da humanidade.” Einstein
Agosto 31st, 2008 at 10:05 pm #Hugo
opinião apoiada Silas..
anda tudo maluco..
Setembro 1st, 2008 at 6:23 pm #Pantapuff
“as coisas não eram assim no meu tempo”
isto era o que os velhotes diziam…e eu digo-o agora
de facto concordo contigo quando dizes que o nacionalismo não é solução
quanto à consciência das pessoas…humm…basta ver como as coisas andam para ver que não existe.
Se bem que o governo podia aplicar medidas um pouco mais severas, mas c’est la vie…está nas mãos das poucas pessoas conscientes o futuro deste país…
Setembro 2nd, 2008 at 12:07 pm #Miguel Guerreiro
Nem mais vamos andar aí que nem ovelhinhas a levar nos cornos sempre que saimos da linha. Borrados de medo a cada passo que damos. Fechar a boca, que assim não sai asneira. Idolatrar o senhor chefe de estado. Aulinhas de religião nas escolas. Um mundo perfeito :S
Setembro 2nd, 2008 at 12:19 pm #lfspaulo
Eu sou apoiante do nacionalismo, mas não da forma extrema como descreves aqui no post! Acho que as coisas devem existir com peso e medida. Mas neste momento, em Portugal, falta sim algum nacionalismo!!!
cumps,
lfspaulo (Há cenas lixadas!)
Setembro 2nd, 2008 at 12:21 pm #andre silva
Paulo:
“Patriotismo é amor à pátria, Nacionalismo é ódio a tudo o resto”
http://mywheel.net/blogpt/index.php/2008/08/27/patriotismo-vs-nacionalismo/
Setembro 2nd, 2008 at 12:23 pm #lfspaulo
Não concordo contigo andre silva…
Nacionalismo, é lutar pr nós, pelo que é nosso, pelo nosso país e pelos nossos!!!
cumps,
lfspaulo (Há cenas lixadas!)
Setembro 2nd, 2008 at 1:04 pm #andre silva
E ter ódio por tudo o resto…
Nacionalismo = A PNR, a isso chama-se patriotismo.
“O nacionalismo é uma doença infantil: é o sarampo da humanidade.” Einstein
Olha o primeiro comentário do mjmc.
Setembro 8th, 2008 at 10:52 pm #Penguin Community
Eu realmente não acho que uma ditadura resolva isto… mas também acho que a consciência das pessoas não é grande coisa. Eu moro na amadora, e nem de dia posso andar na rua, quanto mais de noite.
A deslocação casa - paragem do metro é um risco. Risco de sermos assaltados ou algo pior.
A polícia não tem meios para os combater, e alem disso não há vontade política nisso.
Se eles quisessem mesmo acabar com esta mer** punham o exercito na rua (não para matar às 3 pancadas como é óbvio) mas para meter respeito.
quem mora em zonas calmas.. não sabe o que é viver nos subúrbios, e depois das coisas chegarem onde estão, as pessoas viram-se para os nacionalistas. e depois dá em ditaduras e em regimes extremistas (como o 3º Reich)
=S
Setembro 18th, 2008 at 10:16 am #Miguel
lfspaulo, não há nacionalismo sem ser extremo, há é patriotismo.
Setembro 18th, 2008 at 10:00 pm #João Silas
A minha opinião é precisamente essa.
Outubro 6th, 2008 at 11:31 am #Zé Povinho
Pois os de cima, os que têm o tacho estão-se pouco ralando para os de baixo. Toca a castigar o povo, essa é que é essa.
Há alguém que sacrifique a sua vida em prol do povo? Talvez só os bons padres e os missionários sejam os únicos que o façam. Talvez por isso sejam tão perseguidos, e também por denunciarem certas injustiças que graçam e têm crescido no nosso país.
Não sou nacionalista, nem racista, sou patriota. O ser humano vale por aquilo que é. Sei que se não formos nós a cuidar desta terra, alguém virá e cuidará dela por nós. E nós vamos continuar a ir ao fundo.
Não quero ser espanhol prefiro ser françês, mas ainda melhor seria ser inglês ou americano, mas o ideal era mesmo ser dinamarquês ou coisa assim. Mas sou português e apesar deste complexo de inferioridade que nos tentam impingir, nós somos o que somos e não precisamos de provar nada a ninguém, nem a nenhum alemão xenófobo que vem cá passar férias de nariz arrebitado, pensando que vem matar a fome aos coitados do sul da europa que são meio monhés.
Não nos enganemos. Portugal somos nós e Portugal está cada vez mais pequeno, pobre e velho.
Em tempos gritavam Angola é nossa! Haverá alguém hoje capaz de gritar Portugal é nosso!? Ou será que este país se irá definhando aos poucos sem honra nem glória, sobrecarregado sobretudo por aqueles que deveriam cuidar e zelar pelo povo e pela nação.
Os nossos antepassados lutaram, arriscaram as suas vidas para termos o nosso espaço. Agora vêm os grandes poderes económicos e tomam conta de tudo.
O mundo pode ser um paraíso e tal pode começar por Portugal. Mas Portugal já não é livre. Quem fez o 25 de Abril já não faz outro. Quem fez o 25 de abril, ou arrependeu-se (Salgueiro Maia), ou tem a barriguinha cheia (Bandidos como Otelo, etc…).
Já falei demais. Antes não se podia falar contra o sistema, hoje pode-se falar “à vontadinha”.
Antes era o “Estado Novo”, hoje é o “Novo Estado”.
No futuro algo irá mudar e gostava mesmo que o mundo fosse melhor e que haja mesmo justiça e igualdade, mas tal só acontecerá se os debaixo obrigarem a isso os de cima (revolução), ou se os de cima abdicarem dos seus grandes privilégios em benefício do povo (evolução).
A futuro será utópico ou não haverá futuro.
Outubro 6th, 2008 at 11:42 am #Zé Povinho
Mas pelo caminhar da coisa, não é só Portugal que está condenado, é toda a Europa e mundo ocidental.
Com tanta liberdade sem responsabilidade, isto ainda vai custar caro. Ainda vamos ser dominados pelos árabes… ou outros pouco livres e tolerantes.
Mas o que interessa são os € e os $ e o resto é conversa!